sábado, 7 de fevereiro de 2015

Bizâncio

O império Bizantino



De acordo com, durante o século III até século V, o império romano encontrou sérios obstáculos para sua expansão territorial. Fatores como a diminuição da quantidade de escravos capturados, a pressão de novos povos dominados, grandes distâncias, custos e a necessidade de fortalecer fronteiras levou Roma a uma crise econômica. Paralelamente, durante o governo de Otávio Augusto, o cristianismo crescia dentro do império e se chocava com a tradicional religião romana. O cristianismo foi contrário à violência, rejeitava a divindade do imperador. Aos poucos se mostrou subversiva para a estrutura politica da época.

Numa tentativa de conter a crise, Diocleciano criou o Édito Máximo, que entre várias medidas, dividiu o império em uma tetrarquia, dividindo o império entre quatro generais. Em 313, o então imperador Constantino I, por meio do Édito de Milão, declarou o a liberdade de culto e estabeleceu uma segunda capital para o império (Constantinopla) numa área menos afetada pela crise do escravismo. O imperador Teodósio , por meio do Édito de Tessalônica, nomeou-se chefe da religião organizada. Teodósio também dividiu o Império entre Ocidente (capital Roma) e Oriente (capital Constantinopla).

A queda do império romano do ocidente se deu em 476 d.C. e não foi acompanhada pelo império romano oriental. A porção oriental teve seu declínio apenas em 1453 

Constantino I


Teodósio I

Diocleziano

Édito Maximo

Panorama da Istanbul moderna


Fortificações Romanas

Hippodrome of Constantinple

Basílica de Santa Sofia


Santa Sofia



No centro, entre a igreja e o exército, está Justiniano I


Programa Completo do History Chanel sobre Império Bizantino








Música Bizantina

A música bizantina era principalmente composta por hinos, onde são encontradas as peças que melhor caracterizam o estilo de música desta região. A música era essencialmente eclesiástica. Pode se numerar vários tipos de hinos usados nessa região. Um dos mais importantes é o kontakion estrófico, que é uma elaboração poética sobre um texto bíblico, tendo como principal compositor desse estilo S. Romano Melódio.

kontakion


Outros tipos de hinos tiveram origem nos breves responsos (troparia) intercalados entre os versículos dos salmos e que foram musicados com base em melodias ou géneros musiciais, talvez, da Síria ou da Palestina. Estas inserções foram ganhando importância crescente e algumas de entre elas acabaram por se converter em hinos independentes, de que existem dois tipos principais: os stichera e os kanones.

St Romanos, the Melodist

- Os Stichera : Hinos cantados entre os versículos dos salmos normais do ofício
- Os Kanones : Composição baseada nos nove cânticos ou odes da Bíblia, que são textos semelhantes aos salmos, mas não foram incluídos no Livro dos Salmos, que são:

 Cântico de Moisés. Travessia do Mar Vermelho. (Ex 15, 1-19). É uma ode de agradecimento, contando sobre como ele conduziu o povo judeu do Egito pelo fundo do Mar Vermelho.
 Cântico do povo depois de passar pelo Mar Vermelho (Dt 32, 1-43). Ode penitencial, cantada somente na Grande Quaresma. Nesta ode Moisés julgando o povo pecador convoca o céu por testemunha.
 Cântico de Santa Ana, mãe do profeta Samuel (1Sm 2,1-10). Esta ode constitui o agradecimento de Santa Ana pelo nascimento de seu filho Samuel, que é um particular antegozo da alegria pelo nascimento de Cristo, Filho de Deus no Novo Testamento.
 Cântico do profeta Habacuque (Hb 3,2-19). É a ode do profeta Habacuque que previu o aparecimento do Senhor Jesus Cristo na terra.
 Cântico do Profeta Isaías (Is 26, 9-20). Esta é chamada de ode universal do profeta Isaías.
 Cântico do Profeta Jonas (Jn 2,3-10). Esta ode apóia-se no Livro do profeta Jonas, que engolido pelo grande peixe, orou a Deus pedindo a salvação.
 Cântico dos três santos meninos no interior da fornalha (Dn 3, 26-56). Esta ode baseia-se no Livro de Daniel, fala sobre os três meninos milagrosamente salvos da fornalha, onde foram jogados por causa da fé no Deus Único.
 Cântico dos três santos meninos depois da saída do interior da fornalha (Dn 3,57-90). Ode também baseada no Livro de Daniel relata o episódio de Daniel na cova dos leões com os três jovens. Entre as odes 8 e 9 do cânon é cantado em Matinas o cântico da Theotokos (Lc 1, 46-55): "Minha alma engrandece o Senhor e meu espírito exulta em Deus meu salvador..." junto com o refrão: "Mais venerável que os Querubins".
 Cântico de Zacarias do Evangelho de São Lucas: (Lc 1, 68-79). Esta ode por sua vez, também, glorifica a Mãe de Deus e é conhecida como cântico de Zacarias.

Cada um desses odes tinha várias estrofes, também conhecidas como troparias, que eram cantadas sempre com a mesma melodia. A primeira estrofe era conhecida como heirmos, ou estrofe-modelo, onde apresentava a melodia base que ia ser repetida durante todo o ode. Eram grafadas em livros conhecidos como hermologia.


As melodias não eram interamente originais, e eram construídas seguindo uma idéia oriental de centonização.
“Centonização : Estilo de composição litúrgica que empregava motivos melódicos e ritmos preexistentes, como no gradual e no responsório.”
Dicionário de Termos e Expressões da Música - Henrique Autran Dourado
                Esse motivos não eram compostos por uma certa escala, e sim por motivos ou formulas, onde cada um tinha seu lugar claro de posicionamento na melodia (alguns feitos para usar no inicio, outros no meio e outros no final, e ainda alguns para serem elos de ligação), ficando a critério do compositor a seleção deles, montando assim sua melodia. Além disso existia formulas ornamentais claras, também chamados de melismas.
 “Não se sabe ao certo até que ponto a escolha das fórmulas ficava ao critério do cantor individual ou era previamente fixada por um <compositor>. Quando, porém, as melodias vieram a ser registadas em manuscritos com notação musical, o reportório de fórmulas já era praticamente fixo.
Os tipos de melodia ou modos eram conhecidos nesta época como echos, que eram nesta época ao mesmo tempo uma escala de notas possíveis e também uma gama de motivos melódicos. Existiam 8 diferentes echoi, que eram agrupados de acordo com o sentimento passado, de possuírem mesma escala e motivos rítmicos e melódicos semelhantes. Eram utilizados de acordo com a natureza do texto musicado ou ainda com a ocasião. Na música bizantina esses 8 modos eram agrupados em 4 grupos que tinham por notas finais respectivamente Ré, Mi, Fá e Sol. Acredita-se que a teoria modal do ocidente tenha sido importada do Oriente, ainda que tenha sido fortemente influenciada pela teoria musical grega.

Referências
http://paideiamusical.blogspot.com/

http://thiagohmlopes.blogspot.com/2011/04/imperio-bizantino.html

http://www.infoescola.com/idade-media/imperio-bizantino/

http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/liturgia/a_historia_dos_canones_ortodoxos_de_matinas.html


MÚSICA BIZANTINA
V. Oliver Strunk, Essays on Music in the Byzantine World, Nova Iorque, Norton, 1977, e Egon Wellesz, A History of Byzantine Music and Hymnody, 2.a ed., Oxford, Clarendon, 1971, e Eastern Elements in Western Chant, Oxford, Byzantine Institute, 1947.


Grout, Donald J; Palisca, Claude V. História da música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 2001.

2 comentários:

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